Publicidade

Seja bem-vindo
Mogi das Cruzes,12/07/2025

  • A +
  • A -

Pipas provocam aumento de 34% na queda de energia em imóveis no Alto Tietê

g1.globo.com
Pipas provocam aumento de 34% na queda de energia em imóveis no Alto Tietê


No primeiro semestre de 2025, foram atendidas 1.188 ocorrência em casas, comércios e indústrias. Já no mesmo período de 2024, foram 885. Profissionais atuam na manutenção de rede elétrica
Divulgação/EDP
As pipas provocaram um aumento de 34% na queda de energia em imóveis no Alto Tietê no primeiro semestre de 2025. Neste período foram atendidas 1.188 ocorrência em casas, comércios e indústrias. Já no mesmo período de 2024, foram 885.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
Os dados são da EDP, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica, e correspondem as oito cidades da região atendidas pela concessionária: Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Suzano.
Neste semestre foram pelo menos 118 mil imóveis que ficaram sem energia devido a ocorrências de pipas. Os números acendem um alerta por conta das férias escolares de julho.
De acordo com os números da EDP, Itaquaquecetuba foi a cidade com mais ocorrências no primeiro semestre, um total de 434. Em seguida, está Ferraz de Vasconcelos com 208 e depois Poá com 170.
A prática de soltar pipas é uma das brincadeiras preferidas das crianças e pode provocar não só a queda de energia, como também acidentes graves com motociclistas (veja mais detalhes abaixo).
Uma das orientações da concessionária é escolher um local afastado da rede elétrica para a prática.
"As pessoas devem buscar espaços abertos, como parques e campos. Além disso, caso a pipa fique enroscada nos cabos elétricos, nunca tente resgatá-la”, orienta Claudemir Siqueira, gestor de operação da EDP.
A empresa conta com o Centro de Operação Integrado (COI). O sistema colabora com a redução do impacto no fornecimento de energia através de manobras automatizadas.
Na maioria das ocorrências, é necessário o envio de uma equipe para retirar a pipa da fiação, limpeza da rede e o reparo dos danos causados. Devido a isso, moradores das proximidades acabam ficando sem energia até o trabalho ser finalizado.
Ocorrências envolvendo pipas na rede elétrica no Alto Tietê
Confira dicas para que a brincadeira possa acontecer com segurança
Escolha locais abertos, como praças e terrenos descampados, onde não exista postes, rede de energia, cabos telefônicos antenas de telecomunicação ou qualquer tipo de instalação elétrica;
Evite retirar a pipa que ficou presa na rede elétrica. A recomendação é evitar subir em muros, postes, lajes e não usar varas. Apenas profissionais treinados podem realizar a intervenção;
Nunca arremessar objetos em cabos de segurança para soltar a pipa. A prática pode ocasionar acidentes;
Evitar o uso de cerol ou "linha chilena". O uso é proibido e as substâncias presentes podem danificar os fios e causa curto-circuito, além de provocar acidentes graves.
Em situações de risco ou ocorrências relacionadas com as redes elétricas, a EDP recomenda que o cliente mantenha a distância, isole o local e acione a concessionária. Os canais oficiais de atendimentos são:
Central de atendimento no: 0800 721 0123
WhatsApp: (11) 93465-2888
Site da EDP e o aplicativo EDP Online (disponível em tablets e smartphones)
Todos os canais funcionam 24h.
Acidentes
Além dos transtornos na rede elétrica, as linhas de cerol e chilenas podem provocar acidentes graves.
Segundo diretor do projeto "Primeiro Abraço" e da Associação dos Motoboys de Mogi das Cruzes e Alto Tietê, Felipe Guimarães, o número de mortes têm caído, mas ainda é comum surgir ocorrências desta natureza.
Antes do início do período das férias escolares, a associação realizou um ação em frente a um shopping do munícipio, onde foram distribuídas 700 antenas.
Ele reforçou a importância da instalação do item. "Para nós, basicamente, é a vida. Não tem como enxergar uma linha, principalmente em velocidade alta. Sem o uso da antena, o risco triplica", disse Guimarães.
A principal recomendação é diminuir a velocidade em locais onde há grande concentração de pessoas empinando pipa. Entre as vias com maiores movimentos de pessoas brincando com pipa, estão as avenidas das Orquídeas e Júlio Simões.
"Se a linha cair entre o motociclista e a antena, em uma velocidade menor, dará tempo de parar. Se ocorrer um acidente, dependendo do local, é muito difícil o resgate chegar há tempo'", finalizou.
Veja os riscos de empinar pipa com cerol
Leia também
Homem é preso após atirar três vezes contra o irmão em Suzano
VÍDEO: motociclista gira no ar, cai em pé e sai andando depois de acidente com carro na Grande SP
Mais de 217 mil clientes do Alto Tietê ficam sem energia em 2024 por conta de pipas na rede elétrica
Assista a mais notícias do Alto Tietê




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.