VÍDEO: cachorro invade pista e tenta impedir decolagem de avião que levava tutor ferido no Acre

Cachorro Bailey tenta impedir que avião decole com dono ferido em acidente no Acre | Vídeo: Cleide Silva/Arquivo pessoal/Cedida ao g1
A lealdade do cachorro Bailey comoveu moradores e equipes do aeródromo de Porto Walter, no interior do Acre, na tarde dessa terça-feira (12). É que o animal se desesperou ao ver o tutor, ferido em um acidente de moto, ser levado de ambulância para embarcar em um avião rumo a Cruzeiro do Sul, distante 71 km da cidade, para tratamento de saúde.
Imagens feitas pela gerente do aeródromo, Cleide Silva, mostram o momento em que Bailey vê o avião de pequeno porte partindo rumo à cidade cruzeirense. (Veja o vídeo acima)
📲 Baixe o app do g1 para ver notícias do AC em tempo real e de graça
O g1 conversou com Regiane Lima, esposa do professor Romervando Souza. Ela explicou que ele foi transferido após uma queda de moto que causou uma lesão no ombro esquerdo. Segundo ela, em Porto Walter não conseguiram realizar o procedimento de colocá-lo de volta no lugar.
Ainda de acordo com a tutora, Bailey a acompanhou quando ela foi até o hospital visitar o marido. Eles adotaram o animal há cerca de um ano e cinco meses.
"Tentei de todas as maneiras colocar ele novamente para casa pois sabia que ele o acompanharia até o aeródromo quando o visse. E ele viu quando meu esposo entrou na ambulância. [Bailey] Corria tanto do lado da ambulância que foi impossível até mesmo tirar uma foto", relembrou.
LEIA TAMBÉM:
Dono ou tutor de pets? Especialista em direitos dos animais explica uso de termos
Cachorro caramelo ganha festa de aniversário com bolo e DJ no Acre: 'Filho de quatro patas’, diz tutor
Bailey ficou esperando o tutor em frente ao hospital de Porto Walter, no Acre
Cleide Silva/Arquivo pessoal/Cedido ao g1
Ao chegar ao aeroporto, a equipe permitiu a entrada da ambulância, mas manteve o animal do lado de fora. Contudo, Bailey conseguiu ultrapassar a barreira de proteção da pista e começou a correr em direção à aeronave.
"Quando a gente percebeu, ele vinha num desespero já. O tutor do cachorro já estava dentro do avião, que já estava ligado, e ele [ficou] rodando o avião querendo subir. Aí o piloto parou a aeronave", relembrou Cleide, gerente do aeroporto e vereadora da cidade.
Emoção
O cunhado do homem acidentado, que acompanhava a transferência, conseguiu segurar Bailey, mas a operação de decolagem só foi retomada depois que o cachorro foi levado para dentro do prédio do aeroporto.
"Quando a ambulância parou no aeródromo, o Bailey pulava em cima dele como quem quisesse abraçar e queria até mesmo entrar no avião quando meu esposo já estava dentro", falou Regiane.
Quando a aeronave finalmente levantou voo, a reação de Bailey emocionou quem estava no local.
"Naquele momento de angústia não conseguimos registrar tudo. Mas quem estava lá, foi impossível não se emocionar. Depois do momento que aparece no vídeo, o avião já tinha saído ele corria a pista do aeródromo como quem ainda quisesse alcançar ele", comentou.
Cachorro Bailey tentou entrar no avião no aeródromo de Porto Walter na última terça-feira (12)
Cleide Silva/Arquivo pessoal/Cedido ao g1
A reação foi compartilhada também por Cleide. "Quando soltamos [Bailey], o cachorro ficou num desespero que dava dó. Ele corria para o pátio, para a pista, para todos os lados procurando o avião e ficava latindo, gritando", comentou.
Com receio de que outro avião pousasse ou decolasse, funcionários e familiares retiraram o cachorro da pista e o levaram para casa.
O tutor segue em tratamento em Cruzeiro do Sul, o procedimento médico foi bem sucedido, segundo a esposa, e a família espera que, assim que ele receber alta, o reencontro com o fiel amigo seja tão emocionante quanto a despedida forçada.
"Tem vezes que ele escapa do quintal e acompanha ele até a escola e fica esperando ao lado da moto, a tarde toda, o meu esposo sair da escola. Bailey está com olhar triste de quem está sentindo muita falta de seu tutor", finalizou.
*Colaborou Dayane Leite, da Rede Amazônica Acre.
VÍDEOS: g1
COMENTÁRIOS