Publicidade

Seja bem-vindo
Mogi das Cruzes,14/08/2025

  • A +
  • A -

MP ajuíza ação para que seja suspensa metodologia de cálculo adotada pela Iguá para cobrança da tarifa de rateio de água em condomínios em Aracaju

g1.globo.com
MP ajuíza ação para que seja suspensa metodologia de cálculo adotada pela Iguá para cobrança da tarifa de rateio de água em condomínios em Aracaju


Medidor de água em Sergipe
MP/SE
O Ministério Público de Sergipe (MPSE) informou, nesta quinta-feira (14), que ajuizou Ação Civil Pública, com pedido de tutela de urgência, contra a Iguá, concessionária responsável pelos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Aracaju.
Segundo o MP, o objetivo é suspender imediatamente a metodologia de cálculo adotada pela empresa para cobrança da tarifa de ‘rateio’ em condomínios com medição individualizada, considerada abusiva e em desacordo com a regulação vigente.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
A Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor do MP apurou que a concessionária alterou, de forma unilateral, o critério utilizado para apurar a diferença entre o volume registrado no macromedidor, total do condomínio, e a soma das medições individuais.
A Ação Pública prevê ainda que a Iguá restitua, em dobro, os valores pagos indevidamente por todos os consumidores afetados, com possibilidade de compensação nas faturas subsequentes.
Também foi citado que a cobrança em duplicidade afronta o Código de Defesa do Consumidor, a legislação de saneamento básico e o princípio constitucional da modicidade tarifária.
Até a publicação da matéria a Iguá ainda não havia se manifestado sobre o assunto.
Mais notícias de Sergipe
MPE realiza audiência pública com a Iguá Sergipe




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.