CAPS I completa um ano com programação especial
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) celebra um ano de funcionamento com uma programação especial voltada à promoção da saúde mental. Com o tema “Pessoas especiais criam laços especiais”, as atividades tiveram início na sexta-feira, (30) , marcando o encerramento do Janeiro Branco, campanha nacional de conscientização sobre os cuidados com a saúde mental, e dando início à semana comemorativa da unidade.
Com atendimento de portas abertas, o CAPS I realiza atualmente mais de 800 atendimentos mensais a moradores do município, consolidando-se como um importante equipamento da Rede de Atenção Psicossocial.
Ao longo da semana de aniversário, além dos atendimentos regulares, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Instituto Phoenix, organização gestora da unidade, preparou uma programação especial com foco na compreensão das emoções e no cuidado integral à saúde mental conforme segue:
Terça-feira (03/02)
A programação inclui atendimento médico, atividades físicas com grupo masculino em parceria com o Biritiba Soccer, grupos de orientação nutricional para adultos e crianças, práticas integrativas, atividades de fisioterapia e capacitação de matriciamento para professores da rede municipal infantil.
Quarta-feira (04/02)
Serão realizados atendimentos médicos psiquiátricos, grupos de alfabetização pedagógica e atividades de estimulação da comunicação e da fala.
Quinta-feira (05/02)
A unidade sediará a primeira reunião anual dos coordenadores da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do Alto Tietê, reunindo representantes de municípios da região e hospitais estaduais. O encontro tem como objetivo alinhar as ações que serão desenvolvidas ao longo de 2026 no cuidado às pessoas em sofrimento mental, especialmente aquelas afetadas pelo uso de álcool e outras drogas.
Sexta-feira (06/02)
Encerrando a semana comemorativa, será realizada uma caminhada com pacientes e familiares, reforçando a importância da rede de apoio e destacando que o tratamento em saúde mental vai além da medicação, integrando diferentes áreas da vida do paciente.
O CAPS I representa um marco no cuidado acessível e humanizado da saúde mental no município. A Prefeitura Municipal e a Secretaria de Saúde parabenizam os profissionais e gestores da unidade, que, por meio de um trabalho comprometido e sensível, contribuem diariamente para a transformação de vidas.





COMENTÁRIOS