Publicidade

Seja bem-vindo
Mogi das Cruzes,13/08/2025

  • A +
  • A -

MPF pede demolição de imóveis irregulares em praia de Vila Velha

g1.globo.com
MPF pede demolição de imóveis irregulares em praia de Vila Velha


MPF pede demolição em até 90 dias de imóveis em praia na Barra do Jucu, em Vila Velha, no Espírito Santo
Arquivo
O Ministério Público Federal (MPF) quer que o município de Vila Velha, no Espírito Santo, inicie em até 90 dias a demolição dos 18 imóveis irregulares já identificados que estão em área de preservação permanente da Praia do Barrão, na Barra do Jucu.
O pedido foi feito à 4ª Vara Federal Cível de Vitória e é assinado pelo procurador da República André Pimentel Filho.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Conforme o órgão federal, o município de Vila Velha apresenta esforços para fiscalizar, coibir novas ocupações e realizar manutenção de áreas não ocupadas. Porém, os avanços na recuperação ambiental das áreas degradadas são lentos e têm sido marcados por sucessivos adiamentos e mudanças de planejamento.
Em consulta feita ao portal de tramitação processual do MPF na tarde desta terça-feira (12), consta que o pedido foi apresentado ao Judiciário na última quinta (7).
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: homem é executado a tiros na frente da mãe e irmão dentro de carro no meio da rua
10 FACADAS: homem mata ex na frente de filho e não demonstra arrependimento ao ser preso na Serra
O órgão também pontua a Justiça que os atrasos se devem a fatores como: transição de responsabilidades da União para o município na gestão das praias, ocorrido em 2017, e a posterior constatação da inviabilidade financeira de projetos maiores contribuíram para os atrasos.
Na manifestação, o MPF ainda colocou que a mudança do planejamento inicial para um projeto maior (Orla Interlagos - Barra do Jucu) e a subsequente necessidade de desmembramento do projeto devido à inviabilidade financeira "são os indicativos mais recentes de que a solução definitiva ainda está distante e sujeita a novas reestruturações".
"Diante desse cenário, o MPF entende que, embora o município esteja tentando cumprir a decisão judicial, isso não tem ocorrido de forma efetiva e ágil, especialmente quanto às demolições necessárias".
O processo, segundo o órgão ministerial, visa garantir a atuação do município de Vila Velha na fiscalização, para coibir novas ocupações, e na execução de projetos para a recuperação e requalificação da área da Praia do Barrão. O cumprimento da sentença teve início há mais de seis anos, em abril de 2019.
MPF pede demolição em até 90 dias de 18 imóveis em praia na Barra do Jucu
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.