Publicidade

Seja bem-vindo
Mogi das Cruzes,15/08/2025

  • A +
  • A -

Operação policial prende oito acusados em SP de aplicar golpe do falso advogado

g1.globo.com
Operação policial prende oito acusados em SP de aplicar golpe do falso advogado

Uma operação policial prendeu nesta sexta-feira (15) oito pessoas no estado de São Paulo acusadas de aplicar o chamado golpe do falso advogado. Mais de R$ 500 mil do grupo, contas bancárias e criptomoedas, foram bloqueados pela Justiça.
👉 Como funciona o golpe: Usando credenciais “vazadas” de advogados, os criminosos obtêm acesso a processos judiciais em andamento, colhendo informações detalhadas das ações e dados das partes envolvidas.
A partir daí, entram em contato com as vítimas, passando-se pelo advogado real ou alguém do respectivo escritório, e pedem o pagamento de supostos impostos ou taxas, alegando serem necessários para concluir o processo ou levantar valores judiciais, como no caso de precatórios. As vítimas, induzidas em erro pela riqueza de detalhes, acabam fazendo as transferências solicitadas.
Batizada de Quimera, a operação também cumpriu 9 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, São Sebastião e Mongaguá. Foram apreendidos carros, dinheiro em espécie e aparelhos eletrônicos que faziam parte da central de execução dos golpes.
A operação foi conduzida pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), ligado ao Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado e contou com apoio operacional da Polícia Civil de São Paulo (PCSP) e da Divisão de Operações Especiais (DOE) da Polícia Civil do Distrito Federal.
Uma das vítima do grupo, moradora do Distrito Federal, de 65 anos de idade, teve um prejuízo de mais de R$ 500 mil.
Os investigados responderão pelos crimes de Estelionato qualificado pelo meio eletrônico, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas podem chegar até 23 anos de reclusão.
Equipes da PCDF se deslocaram para São Paulo onde em conjunto com policiais civis daquele estado, totalizando 50 policiais, deram cumprimento às ordens judicias.
Ressalte-se este tipo de golpe, que vem sendo intensamente aplicado por todo o território nacional, gera não apenas prejuízos financeiros às vítimas, mas também erosão da credibilidade do sistema de justiça e da advocacia. As investigações prosseguem para identificar outras vítimas e verificar se há ainda outros envolvidos no grupo criminoso.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.